quarta-feira, 12 de março de 2008

Reforma na língua portugueza

Parece que agora vai. Portugal topou entrar na reforma ortográfica na semana passada (mais detalhes aqui e aqui). Acalme-se. Não precisa ir correndo comprar seu Curitibocas revisado de acordo com as novas normas que a mudança completa levará uma década no mínimo.

Sou absolutamente a favor dessa reforma, porém ela me parece incompleta. O esforço político é imenso e a língua portuguesa carece de um upgrade maior. Essa atualização é de uma proposta de 1991 - já nasceu velha. A montanha vai parir um rato.

Para eu, a lingua portugueza tem um monte de frescura - "S" com som de "Z", "C" que fica com som de "S", "CH" e "X", entre outras tralhas inuteis. Porque não cada silaba ter um som e acabar com as redundansias? Para que tanto "porque"? Sem contar o uso de proclize no inisio de fraze. Me corrija se eu estiver errado, mas me parece que é um elemento que amplia as nosas formas de expresão sem complicasão.

Demoraria bastante para deixar de ver os erros do parágrafo anterior, mas facilitaria e muito o ensino e a popularização do idioma. Revolusionaria.

Um comentário:

Patrícia disse...

Uiiiiiiiiiiiiii q essa reforma venha logo...ou será esa ou eça...ou...