quinta-feira, 25 de outubro de 2007

De Curitiba para o mundo

Como dito no último post, fui até o Celin falar do Curitibocas para estrangeiros.

Primeira coisa que vi na sala de aula: o blog exibido em um datashow. Putz... eu aqui cometo um par de barbaridades com o idioma por texto. Escrevo de forma bastante coloquial, cheio de neologismos, estrangeirismos e um monte de "ismos" que não necessariamente contribuem com o aprendizado deles. Mau ae.

A aula começa com a leitura do texto Figuras Curitibocas da Cynara Menezes. Foi como estar do lado oposto dos cursinhos de inglês.

Depois a professora Jovania Santos pediu para apresentar o projeto. Para variar, o Oilman é quem chamava mais atenção e comecei por ele. Mas deu tempo de dar uma passeada no blog e mostrar fotos de outros personagens que são tão bacanas quanto o besuntado.

Na seqüência, veio a tradicional sabatina. Comecei sobre o livro: título, editora, etc. Terminei falando de cultura, literatura, política, gre-nal, Rio Grande do Sul e bagunça. Neste último, os olhos das professoras brilharam quando afirmei que a desordem traz criatividade também - Marisa, que sentou no fundão, parecia especialmente feliz com a defesa em favor do caos.

Passado o encontro formal, conheci um Abelardo, um cubano cheio de idéias e impressões pragmáticas de nosso país, e o pessoal que toca o Celin. Estes dignos de aplausos. Lugar aconchegante e de clima bom para aprendizagem - meio vago, eu sei... mas convido para o amigo leitor ir lá conhecer e me entender*.

A visita reforça minha vontade de fazer o curso de interculturalidade de lá, onde se estudam os diversos pontos de vista socioculturais do planeta sobre temas mundanos - um entendimento contemporâneo, necessário e urgente. Pela diversidade dos alunos - alemães, latinos, orientais e todas as etnias imagináveis - dá para perceber que lá tem materia-prima para o tema.

Semestre que vem, quero estar lá e já gostei sem experimentar.



* em breve me enviarão as fotos... acho que vai dar para ter uma idéia melhor do que eu quis dizer.

2 comentários:

Patrícia disse...

Tai...gostei,quero conhecer esse lugar e essa Professora q sabe o qt a criatividade dos alunos é importante... Bjs

"Feio" disse...

entao tenho um site www.omelhoremcuritiba.com.br, eh um guia de comercios para curitiba so que estamos reformulando o site e agora vai ter um lance cultural, noticias colunas etc e um espaços para blogs estou vendo os site relacionados a curitiba achei muito legal o site de vcs e gostaria de saber se nao poderiamos fazer um parceria aguado resposta no contato@omelhoremcuritiba.com.brou no meu ceu 41 84427755 abrax